No dia 25 de julho, o navio Wakashio, que havia saído de Cingapura com destino ao Brasil, encalhou em um recife na costa de Maurício. O navio, viajando sem carga, transportava 4.000 toneladas de óleo para sua propulsão. Desde do dia 6 de agosto, o combustível contido nos seus tanques esta a despejar-se no Oceano Índico.

As causas do incidente permanecem desconhecidas de momento. No entanto, foi argumentado que o encalhe da embarcação poderia ser devido a um erro de navegação. Essa suposição foi feita depois de ter sido descoberto que a trajetória do navio não havia sido desviada quando portanto deveria ter passado vários quilômetros mais ao sul da ilha.

A mancha de óleo que esta escapando-se do tanque do navio espalha-se no oceano afetando vários locais naturais reconhecidos. A reserva natural Ilha das Aigrettres e a Ponta de Esny, que se beneficia do label de proteção Ramsar, estão a ser afetadas por este derramamento de óleo. O sitio mundialmente conhecido da Ilha aux Cerfs está ameaçado.

Nesta região encontra-se recifes de coral considerados como os mais bonitos do mundo. Esses recifes são o lar de espécies animais raras que serão inevitavelmente afetadas por essa mancha de óleo.

Um estado de emergência ambiental foi declarado.

Diante desse desastre que afetou o meio ambiente local, as populações e também os soldados do exército mauriciano mobilizaram-se para limpar as praias e construir uma rede para conter a propagação da mancha de óleo.

A Mauritian Wildlife Foundation organizou a evacuação de espécies protegidas presentes na ilha, como lagartos, tartarugas e alguns pássaros. Os locais da Ponta de Esny e do parque marítimo Blue Bay foram protegidos com sistemas de controle de poluição.

No entanto, as medidas implementadas podem revelar-se insuficientes. Segundo as autoridades Mauricianas, quase 100 toneladas de petróleo já foram despejadas no oceano. Como todas as tentativas de estabilização foram malsucedidas, a embarcação pode vir a quebrar -se e liberar mais combustível. As consequências seriam alarmantes para o mar e para as costas.

Além da tragédia ecológica, este incidente terá repercussões econômicas significativas para os habitantes da região. Estes últimos vivem principalmente da pesca e do turismo. A ilha não recebe mais turistas devido à crise de saúde covid-19, e a poluição causada pela mancha de óleo priva os mauricianos de sua outra principal fonte de renda, a pesca.